sexta-feira, 1 de agosto de 2008

The Reverse Graffiti Project

O projeto Cidade Limpa, já promoveu a remoção de vários grafites em grandes muros da cidade. Um dos mais famosos muros grafitados, o da 23 de maio, com arte de artistas como Os Gêmeos e o Nunca, foram apagados, causando grande polêmica entre os artistas do gênero e a prefeitura.

Em nota, por meio de sua assessoria de imprensa, a prefeitura admitiu o "equívoco", cometido pela empresa contratada para apagar pichações de áreas públicas. A limpeza seria feita na região do painel e a equipe acabou estendendo o trabalho até o mural dos artistas, disse a assessoria. Em contato com a prefeitura, "notou o erro" e interrompeu a pintura, deixando intacto o trabalho no sentido Oeste-Leste da via. (Folha OnLine).

Esse "erro" foi até levantado no debate que eu participei lá na MTV (Debate MTV - "Pichação e Grafite: sujam a cidade ou fazem parte dele").


Em São Francisco, EUA, os dois lados conflitantes se juntaram em prol da arte. Numa ação entitulada The Reverse Graffiti Project, o artista Moose utiliza-se de máquinas de limpeza (jatos de água) para aplicar seus stencils. A arte chama a atenção da população para a poluição, uma vez que o artista limpa algumas partes do muro, deixando claro a sujeira à que estão expostos. Numa mega cidade como São Paulo, onde o número de carros cresce em escala alarmante, proporcionalmente à poluição, incentivar demonstrações artísticas como essa não seria a melhor forma de se "redimir do incidente" do muro da 23??

Abaixo um documentário feito sobre o projeto e a reação de alguns transeuntes.

Gênero: Documentário
Duração: 3 min. 33 seg.

by: Rebobine
Créditos das fotos: Otávio Pandolfo (Arquivo Pessoal) e Ricardo Nogueira (Folha Imagem)

Um comentário:

marcelo disse...

Aguardo outra participação sua no MTV Debate, ou até mesmo no Roda Viva... bjuu