sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ibope e redes sociais

O Ibope, maior instituto de pesquisa do país e o principal na área de mídia, começou a dar a devida atenção às mídias sociais, até então um tanto “marginalizadas”. Foi apresentado hoje o Redes Sociais (uau, criativo), “um produto sobre blogs, fotologs, videologs, comunidades online e mensagens instantâneas”, desenvolvido pela área Analytics do Ibope/NetRatings em parceria com a Universidade de Sao Paulo.

O objetivo deste novo produto é oferecer ao mercado análises comportamentais dos usuários de redes sociais e como isso afeta marcas, positiva ou negativamente. Conforme o exemplo citado no evento, no mercado automotivo, uma campanha movida pelos usuários de redes sociais geraria quase 50% mais impactos que uma campanha iniciada no site institucional de uma montadora.


Primeiro o Orkut
O pontapé inicial do produto será dado pelo monitoramento apenas do Orkut, rede social mais popular no país, mas os planos de expansão envolvem não só a inclusão de outras redes sociais no produto, como também oferecer um trabalho qualitativo, identificando os alfas (geradores de tendências) de cada comunidade e como eles influenciam os demais membros.

Este pode ser considerado um passo importante na valorização das redes sociais como mídia, e, o mais importante, ressaltando que o usuário é seu agente principal. É essencial mostrar que as marcas estão presentes nestas mídias, mesmo que não queiram, pois ali é a opinião dos usuários que impera, refletindo puramente os movimentos das marcas e não suas vontades.

Outro aspecto a ser destacado é o fato de que se passará a ter o respaldo do Ibope, um órgão de grande importância no mercado, para apresentar tanto as ferramentas sociais para os clientes como os dados e resultados obtidos por elas, quebrando um pouco mais a barreira ainda existente com relação às mídias sociais.

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